Davii e Pé de Chumbo desfilam no calendário oficial da Semana da Moda de Milão, afirmando a criatividade e a excelência da produção nacional.
Corpo do artigo
O Portugal Fashion avança na sua rota internacional e marca presença este sábado na Semana da Moda de Milão. Davii e Pé de Chumbo integram o calendário oficial, com as coleções primavera/verão 2026. Um momento de afirmação diante dos média, compradores e profissionais de todo o Mundo. Depois de Londres, esta é a segunda paragem de um percurso que culminará, para a semana, com um showroom próprio em Paris.
Para Mónica Neto, diretora do projeto da Associação Nacional de Jovens Empresários, "o calendário oficial de apresentações de Milão tem sido uma montra de afirmação e uma rampa de lançamento e crescimento para diferentes criadores portugueses ao longo do tempo".
Nesta edição, é a vez de Davii e Pé de Chumbo reforçarem essa constância, levando consigo não só a criatividade irreverente do design nacional, mas também a qualidade produtiva e a consistência que sustentam o "Criado em Portugal" como selo de confiança global".
Duas visões distintas, o mesmo palco
Os eventos decorrem ao longo da tarde, com uma dinâmica pensada para envolver o público internacional. Davii revelará a coleção "Reimagined forms" em dois momentos, às 15.15 e às 16.30 horas, enquanto Pé de Chumbo assume o protagonismo às 16 e 17.15 horas.
Numa fusão entre desfile e performance, no Major Virtual Tunnel, está tudo a postos para conquistar o olhar atento de profissionais, influenciadores e entusiastas, numa experiência imersiva que sublinha a identidade criativa dos designers nacionais.
Inspirado pela fluidez e complexidade da natureza, Davii explora a fusão entre vanguarda e organicidade. Neoprene, organza de seda e pele darão corpo a vestidos etéreos e casacos estruturados, compondo um guarda-roupa de silhuetas futuristas e peças esculturais. O criador brasileiro, que escolheu Portugal para fundar a sua marca, reafirma a ligação entre inovação e sensibilidade estética.
"Femme" batiza a coleção da Pé de Chumbo, numa homenagem assumida à dualidade feminina que equilibra poder e fragilidade, coragem e sensualidade.
Rendas intrincadas em fios robustos, referências a espartilhos e cortes ousados descrevem propostas que vão dos tons bege ao preto, vermelho intenso, rosa-choque e metálicos. Fiel à sua essência, pela mão de Alexandra Oliveira, a marca diferencia-se pelo estilo e pela autonomia na produção a partir da própria fábrica.