A duquesa de Iorque, Sarah Ferguson, ex-mulher do príncipe André, foi diagnosticada com uma forma agressiva de cancro de pele meses depois de ter sido diagnosticada com cancro da mama.
Corpo do artigo
Segundo um porta-voz de Sarah Ferguson, de 64 anos, os médicos removeram uma verruga, que foi testada como um melanoma maligno. Os especialistas estão agora a tentar perceber se o problema foi detetado precocemente. “Após o diagnóstico de uma forma inicial de cancro de mama neste verão, Sarah, duquesa de Iorque, foi diagnosticada com melanoma maligno”, disse o porta-voz, citado pelo jornal britânico "The Guardian". “O seu dermatologista pediu que várias manchas fossem removidas e analisadas ao mesmo tempo em que a duquesa estava a ser submetida a uma cirurgia reconstrutiva após a mastectomia e uma delas foi identificada como cancerosa".
O porta-voz acrescentou que o diagnóstico foi “angustiante”, mas que Sarah Ferguson continua “animada”. “A duquesa quer agradecer a toda a equipa médica que a apoiou, em particular ao seu dermatologista, cuja vigilância garantiu que a doença fosse detetada no momento certo. Ela acredita que a sua experiência sublinha a importância de verificar o tamanho, forma, cor e textura e o surgimento de novas manchas que podem ser um sinal de melanoma".
Numa publicação no Instagram, Sarah Ferguson disse estar “grata pelas muitas mensagens de amor e apoio”. “Tenho tirado algum tempo para mim mesma porque fui diagnosticada com melanoma maligno, uma forma de cancro de pele”, escreveu. “Naturalmente, outro diagnóstico de cancro foi um choque, mas estou de bom humor e grata pelas muitas mensagens de amor e apoio".
A duquesa de Iorque passou por uma cirurgia no ano passado após ser diagnosticada com cancro de mama e foi tratado no hospital privado Rei Eduardo VII, em Londres, que trata membros da família real há décadas.
A notícia surge dias depois de o rei Carlos III ter comparecido no mesmo hospital para tratamento de um aumento da próstata, de acordo com o Palácio de Buckingham. “Tal como acontece com milhares de homens todos os anos, o rei tem procurado tratamento para o aumento da próstata”, segundo o palácio. “A condição de Sua Majestade é benigna e ele irá ao hospital na próxima semana para um procedimento corretivo. Os compromissos públicos do rei serão adiados por um curto período de recuperação".
No mesmo dia, foi anunciado que a nora, Kate Middleton, mulher do príncipe William, estava a recuperar no hospital depois de ter sido submetida a uma cirurgia abdominal planeada. Todos os seus compromissos públicos até à Páscoa foram cancelados.
Sarah Ferguson esteve casada com o príncipe André, irmão do rei Carlos III, entre 1986 e 1996. O ex-casal tem duas filhas, a princesa Beatrice e Eugenie, e três netos em comum.