O chef britânico revelou nas redes sociais que foi operado a um carcinoma basocelular no rosto. Apesar do susto, Gordon Ramsay agradeceu à equipa médica e aproveitou para sensibilizar para a importância da proteção solar.
Corpo do artigo
Gordon Ramsay, de 58 anos, partilhou com os seguidores que foi submetido a uma cirurgia para remover um carcinoma basocelular, um tipo de cancro de pele, localizado no rosto.
No Instagram, o famoso chef britânico deixou um agradecimento ao corpo clínico que o acompanhou. "Estou muito agradecido com a incrível equipa de The Skin Associates e a sua rápida resposta para eliminar este carcinoma basocelular", escreveu.
Além do reconhecimento, o britânico aproveitou o momento para lançar um apelo à prevenção. "Por favor, não se esqueçam do protetor solar este fim de semana", reforçou, partilhando ainda uma nota de humor: "Prometo que não é um lifting facial! Precisaria de um reembolso...".
Apoio e consciência pública
A publicação foi rapidamente inundada de mensagens de apoio de amigos, familiares e admiradores. Muitos destacaram a importância do alerta feito pelo chef. "É muito importante partilhar coisas como esta, usa chapéu, protetor solar e procura a sombra. Feliz recuperação", comentou um seguidor.
Também a organização Cancer Research UK reagiu, sublinhando a relevância da partilha. "Alegra-nos saber que está bem, Gordon, e obrigado por consciencializar sobre o quão importante é manter-se seguro ao sol", escreveu a instituição, recordando que a exposição excessiva à radiação ultravioleta está na origem de 85% dos melanomas.
Não é, porém, a primeira vez que Ramsay enfrenta problemas de saúde. Em junho de 2024 sofreu uma queda de bicicleta, sem capacete, nos Estados Unidos, que o levou ao hospital. Na altura mostrou um grande hematoma e admitiu ter tido "sorte de estar vivo".
Agora, com mais um desafio superado, o chef britânico volta a mostrar a resiliência que o acompanha dentro e fora das cozinhas. Longe dos programas de televisão, lembrou que cuidar da saúde continua a ser a receita mais importante.