Influenciadora de 14 anos morre depois de mais de uma década a lutar contra o cancro
Zuza Beine, uma adolescente de 14 anos que partilhou a sua longa luta contra o cancro no TikTok, morreu na terça-feira.
Corpo do artigo
A combater uma leucemia durante quase toda a sua vida, a norte-americana Zuza Beine narrava a sua jornada para milhões de seguidores no Instagram e no TikTok.
Ao anunciar a morte da adolescente, na terça-feira, a família homenageou a resiliência e o amor da adolescente pela vida. "É com o coração partido que partilhamos que Zuza faleceu ontem de manhã. Ela viveu 11 dos seus 14 anos com um câncer implacável, mas viveu com mais plenitude e gratidão do que a maioria. A sua vida mudou-nos para sempre, e a sua morte também", lê-se na publicação. "Mais do que tudo, ela queria ser uma criança normal e saudável. Mas o que tornou a sua vida tão bela foi como aprendeu a enfrentar as circunstâncias mais difíceis, como a sua doença, e ainda viver plenamente".
Zuza foi diagnosticada com Leucemia Mieloide Aguda (LMA) pela primeira vez quando tinha apenas três anos. A LMA é uma forma agressiva de cancro que causa a proliferação de células sanguíneas anormais na medula óssea, levando o corpo a sofrer crises intensas de fadiga, fraqueza e hematomas, de acordo com a Sociedade Americana do Cancro.
"Zuza era uma força extraordinária da natureza que se recusava a deixar que a imensa dor física - especialmente durante o seu último ano - diminuísse o seu entusiasmo pela vida. A sua empatia era profunda", contou a mãe, Dagmara Beine, em declarações à "ABC News". "Ela permaneceu aqui por pura força de vontade, determinada a vivenciar tudo o que fosse possível e a demonstrar como se pode abraçar a alegria e o sofrimento simultaneamente. Ela queria mostrar às crianças saudáveis o quanto eram afortunadas por terem aquilo que ela tanto lutou para manter."
No seu último vídeo, Zuza contou as muitas coisas que lhe trouxeram alegria durante a batalha contra o cancro, incluindo seus amigos, os seus animais de estimação e experimentar diferentes estilos de cabelo.
A madrinha de Zuza, Ellen Menefee, está a angariar fundos para ajudar a "aliviar o fardo do que está por vir: custos do funeral, pausa do trabalho e o longo caminho para a recuperação. Já foram doados mais de 65 mil dólares (55,7 mil euros).
Zuza Beine com a família
Foto: GoFundMe
O tio de Zuza, Olaf Stieber, irmão mais novo de Beine, também morreu inesperadamente na semana passada, deixando a mulher e dois filhos pequenos. A família da adolescente também criou uma angariação de fundos na plataforma GoFundMe para apoiar a família do tio, tendo arrecadado até agora mais de 102.800 mil dólares (cerca de 88 mil euros).
Olaf Stieber deixa a mulher e dois filhos
Foto: GoFundMe