Uma fotografia publicada nas redes sociais em fevereiro de 2021, na altura do anúncio da segunda gravidez de Meghan Markle, juntou-se à polémica da manipulação de imagens. Mas o fotógrafo Misan Harriman, autor do retrato idílico dos duques de Sussex, veio, na quinta-feira, desvincular-se de qualquer alteração.
Corpo do artigo
Na rede social X (antigo Twitter), o profissional alega que não alterou o retrato, não avançando, no entanto, se as árvores e arbustos que surgem a rodear Meghan e o príncipe Harry foram ou não artificialmente colocadas, como escreveu o “Daily Mail”.
Misan Harriman diz que apenas usou uma ferramenta tecnológica para que pudesse ter acesso ao iPad dos duques para captar o retrato, dado que não podia fazê-lo pessoalmente, porque se econtravam na altura da pandemia. E para tirar dúvidas partilhou a foto original a cores.
A polémica surgiu no dia em que Meghan reabriu a sua conta pessoal no Instagram para anunciar um novo projeto, o site American Riviera Orchard, marca associada à culinária. O jornal “The Sun” avança que a duquesa terá um programa de culinária na Netflix, onde, com os seus produtos fará pratos, promovendo-os para venda.
Coincidência
O lançamento do novo projeto coincidiu com outro evento importante para a família real, com a homenagem à mãe dos prínicipes William, Harry e Eduardo, nos Diana Legacy Awards, cerimónia que ocorreu no Museu da Ciência, em Londres.
William mostrou-se emocionado e referiu que o legado de Diana o inspira, a ele e à mulher, Kate, no seu quotidiano. Harry também esteve presente na homenagam, mas só através de um vídeo e depois do irmão se retirar da sala.
Curiosamente, quando o príncipe herdeiro estava em palco, em Londres, a entregar os prémios da associação em honra de Diana, os duques de Sussex anunciaram, nos EUA, os vencedores do prémio NAACP Archewell Foundation Digital Civil Rights, que deu 100 mil dólares.
"Mulher artística"
À margem da celebração dos 25 anos dos Diana Legacy Awards, o príncipe William acabou por falar a favor da mulher, Kate Middleton, durante um workshop de culinária para crianças.
O herdeiro ao trono justificou a sua falta de jeito, reconhecendo que a família tem mais talento do que ele. “Os meus filhos são mais artísticos do que eu. A minha mulher é que é artística“, atirou.
Uma declaração interpretada como ironia pelo “Daily Mail”, sendo vista como uma forma de defender Kate pela manipulação assumida por ela da fotografia partilhada no Instagram no passado domingo, a pretexto do Dia da Mãe no Reino Unido.
A edição da imagem aumentou as especulações sobre o estado de saúde da princesa de Gales e despertou a desconfiança sobre outros registos publicados anteriormente.
O retrato da discórdia surge agora indicado pelo Instagram como “foto adulterada”.