Influenciador Hytalo Santos detido no Brasil por tráfico humano e exploração de menores
Uma investigação liderada por outro influenciador revelou práticas suspeitas envolvendo Hytalo Santos, figura popular nas redes sociais. O caso resultou na detenção do influenciador e do marido, acusados de tráfico humano e exploração de menores no Brasil.
Corpo do artigo
O influenciador Hytalo Santos foi detido em São Paulo, no Brasil, juntamente com o marido, Israel Nata Vicente. Ambos são acusados pelo Ministério Público da Paraíba de tráfico humano e exploração sexual de menores, tendo o pedido de liberdade sob fiança sido recusado pelas autoridades, uma vez que existiam indícios de que estariam a planear fugir do país.
Em causa está um vídeo publicado por outro influenciador, Felca, que passou o último ano a reunir provas sobre casos de "adultização" de crianças e adolescentes. O exemplo mais flagrante apontado é o de Kamilynha, uma jovem de 17 anos que terá sido descoberta por Hytalo Santos quando tinha apenas 12. Ao longo dos últimos cinco anos, o influenciador publicou vários vídeos com a adolescente, sendo que, segundo Felca, é notório o aumento da sua exposição em frente à câmara, numa tentativa de obter gostos e comentários nas redes sociais.
Nos vídeos, a jovem surge frequentemente em biquíni, a dançar ou a beijar rapazes, numa tentativa de atrair alegadamente um público mais maduro. Além disso, Hytalo Santos mantinha uma casa em João Pessoa, no nordeste do Brasil, onde acolhia outras crianças.
Escravatura de menores
Ex-funcionários de Hytalo Santos, de 28 anos, revelaram ao programa "Fantástico", da TV Globo, que as crianças eram tratadas como propriedade do influenciador, que controlava tudo: desde os horários das refeições e do sono, até ao uso do telemóvel. "Inclusive, já houve filmagens feitas por ele para publicar nas redes sociais em que as crianças aparentavam estar a caminho da escola, mas, assim que as câmaras se desligavam, elas não iam", contou uma das testemunhas.
Segundo os funcionários, Hytalo Santos organizava diversas festas nas quais os jovens consumiam álcool e eram privados de uma alimentação adequada.
Kamilynha nega abusos
Contactada pelo mesmo programa, Kamylinha contou que conheceu Hytalo Santos em Cajazeiras, durante aulas de dança promovidas pelo influenciador. "A minha vida mudou. Passei a ter mais amor, carinho... Nos momentos em que mais precisei, ele esteve ao meu lado, e agora que mais preciso dele, não está. Isso é o que mais me magoa", afirmou.
De acordo com a imprensa brasileira, os pais das crianças recebiam uma mesada de dois a três mil reais (entre 300 a 400 euros) paga por Hytalo Santos. Caso as acusações se confirmem, o influenciador poderá enfrentar uma pena de prisão até 15 anos.