
Felca tem 19 milhões de seguidores no Instagram
Foto: Felca / Instagram
Com uma estética irreverente e um humor característico, Felca construiu o seu percurso digital ao reagir e satirizar as tendências da Internet. No entanto, foi o vídeo "Adultização", onde expôs casos de exploração de menores, que levou o influenciador a tornar-se uma das vozes mais impactantes do momento, chamando a atenção de milhões de seguidores e das autoridades.
Corpo do artigo
Felipe Bressanim Pereira, mais conhecido como Felca, agitou as redes sociais no dia 6 de agosto ao denunciar criadores de conteúdo que exploram crianças e adolescentes em troca de remuneração, através da monetização nas plataformas digitais. O vídeo intitulado "Adultização" conta já com mais de 48 milhões de visualizações no YouTube, número que continua a crescer, enquanto o influenciador ganha cada vez mais seguidores diariamente.
Conhecido pelos seus longos cabelos lisos, o youtuber de 27 anos iniciou o seu percurso no digital em 2019, dedicando-se inicialmente à produção de vídeos sobre jogos. Com o tempo, evoluiu para vídeos de reações e sátiras às tendências da Internet. No entanto, nenhum dos seus conteúdos anteriores lhe trouxe tanta visibilidade como o vídeo de 50 minutos publicado no início do mês.
Embora o vídeo aborde vários casos de exploração de menores, o foco principal recaiu sobre Hytalo Santos, outro criador de conteúdos que tinha uma mansão em João Pessoa, no nordeste do Brasil, onde eram acolhidas várias crianças. Segundo Felca, naquela casa desenvolvia-se uma espécie de "reality show", onde os menores eram incentivados a dançar de biquíni ou a beijar-se entre si.
Um dos casos mais flagrantes é o de Kamylinha, uma jovem descoberta por Hytalo Santos quando tinha apenas 12 anos. Os dois começaram a gravar vários vídeos para as redes sociais e, aos 17 anos, a adolescente engravidou do irmão do influenciador, Hyago, tendo depois perdido o bebé.
O vídeo produzido por Felca, que exigiu um ano de trabalho para reunir todas as provas, culminou na detenção de Hytalo Santos e do marido, Israel Nata Vicente, ambos já sob investigação do Ministério Público desde 2024.
Apoio à saúde mental
Após a repercussão do vídeo, Felca foi distinguido pela Associação Brasileira de Psiquiatria como parceiro nacional da saúde mental. No Instagram, deixou uma reflexão: "Somos todos pequenos perante o Mundo e o Mundo é pequeno perante o Universo, todos vivemos na nossa condição de ser humano e talvez a única forma de ser maior do que se é, é a estender a mão para o próximo, seja um, seja muitos. Eu não poderia imaginar que a minha breve estadia nesse Mundo poderia ajudar, mas aparentemente ajudou, sou grato. Procure terapia".
Polémica dos "jogos de azar"
Para além da polémica em torno de Hytalo Santos, Felca já tinha também denunciado os chamados "jogos do azar" - plataformas de apostas online que, no Brasil, são conhecidas como "bets". A denúncia acabou por levar vários influenciadores ao banco dos réus, incluindo Virginia Fonseca.
Desta vez, a repercussão dos alegados casos de tráfico humano e exploração de menores foi ainda mais longe. Esta semana, a Câmara dos Deputados deverá votar um projeto de lei que prevê a criação de regras específicas para a proteção de crianças e adolescentes em ambientes digitais.

