Jonathan Bailey é o novo "Homem Mais Sexy do Mundo" e faz pausa para apoiar a comunidade LGBTQ+

O ator britânico Jonathan Bailey, uma das estrelas do momento, na gala "Time100 Next", em Nova Iorque, a 30 de outubro
Foto: Charly Triballeau / AFP
O ator britânico de "Bridgerton" e "Wicked", Jonathan Bailey, foi eleito o "Homem Mais Sexy do Mundo 2025" pela revista "People". Aos 37 anos, é o primeiro homossexual assumido a conquistar o título e vai suspender a carreira para se dedicar à fundação que criou para apoiar a comunidade LGBTQ+.
Jonathan Bailey, conhecido do grande público como o elegante Anthony Bridgerton na série da Netflix "Bridgerton", acaba de ser eleito o "Homem Mais Sexy do Mundo" pela revista "People". A distinção foi revelada no programa "The Tonight Show Starring Jimmy Fallon" e fez do ator britânico o primeiro homossexual assumido a receber o título.
"Obviamente, estou incrivelmente lisonjeado. E é completamente absurdo", disse, entre risos, à "People", admitindo que só contou a novidade ao seu cão, Benson. Aos 37 anos, Bailey junta-se assim a uma lista onde figuram nomes como Chris Hemsworth, Idris Elba, Patrick Dempsey e George Clooney, este último galardoado por duas vezes.
Do charme dos ecrãs à missão solidária
Apesar do reconhecimento global, o ator decidiu abrandar o ritmo e dedicar-se à sua fundação "The Shameless Fund", criada para apoiar a comunidade LGBTQ+ e combater a desigualdade no financiamento de causas sociais.
"Nos próximos meses vou concentrar-me na contratação de pessoal e em garantir que temos as pessoas certas nos lugares certos", explicou. "Há uma estatística que mostra que, de cada 100 libras arrecadadas no Reino Unido, apenas um cêntimo é destinado à comunidade LGBTQ+. É preciso procurar soluções reais, e acredito que a 'Shameless Fund' é exatamente isso."
Criado em Oxfordshire, no interior de Inglaterra, Bailey descobriu o gosto pela representação aos cinco anos, depois de assistir a uma produção de "Oliver!" com a avó. Dois anos depois, já subia ao palco da Royal Shakespeare Company, em Londres, onde começou uma carreira que o levaria do teatro à televisão e, mais tarde, ao cinema.
Nos últimos anos, tem somado sucessos: interpretou o Príncipe Fiyero na adaptação cinematográfica de "Wicked", ao lado de Ariana Grande e Cynthia Erivo, e participou em "Mundo Jurássico: Renascimento", lançado no verão passado. Em novembro regressa às salas com "Wicked: Pelo Bem", a sequela do musical que promete repetir o êxito do original.
Entre filmagens e prémios, Bailey tem aprendido a gerir o entusiasmo e a exposição mediática. "Chega um momento em que olhas para trás e dizes 'uau', mas nunca pensas que é aí que vais parar", confessou. "É incrível poder fazer as coisas com que sonhei - e agora, usar isso para ajudar os outros."

