Biógrafo do príncipe Harry e Meghan Markle, o jornalista Omid Scobie, lança, na terça-feira, o livro “Endgame: Inside the Royal Family and the Monarchy’s Fight for Survival”, no qual não poupa críticas a Kate Middleton. O autor também acusa o príncipe William de conspirar contra o irmão.
Corpo do artigo
Autor do best-seller “Finding Freedom”, editado em 2020, com a jornalista norte-americana Carolyn Durand, sobre Harry e Meghan, Omid Scobie volta a visar a família real britânica num novo livro, que chegará ao público na terça-feira, 28 de novembro.
Além de descrever o príncipe William como “faminto de poder” e o rei Carlos III como impopular, em “Endgame: Inside the Royal Family and the Monarchy’s Fight for Survival”, o jornalista britânico-iraniano não poupa Kate Middleton.
Como notou na promoção da obra, citado pelo “Daily Mail”, Omid considera que a mulher de William vive “completamente aterrorizada”, o que a impede de se mostrar naturalmente e próxima do povo, limitando-se a sorrir para as fotos.
“Os pequenos feitos que vimos da princesa de Gales talvez não fossem notados se partissem de outro membro da família real, mas com a Kate é como se fosse 'uau!'“, sublinhou Omid. Kate é “infantilizada”, o que lhe coloca a fasquia “sempre mais baixa”. Em entrevista ao “The Times”, sublinhou que é favorecida pela imprensa.
Os excertos conhecidos e as declarações do autor levaram a que fontes próximas de Kate já se pronunciassem, encarando como “horrivelmente injusto” o escrutínio que é feito à princesa na obra.
A imprensa internacional acrescenta ainda que, em “Endgame”, Omid Scobie acusa o príncipe William de conspirar contra o irmão, usando colaboradores e contactos na imprensa. Assegura que a intenção é fazer o irmão, Harry, uma pessoa “emocionalmente frágil”.
“O lado que muitas pessoas não conhecem, ou dentro da nossa indústria conheceram, mas optaram por não relatar, é o quão envolvido William esteve em muitas das coisas que saíram sobre o seu próprio irmão”, lê-se no livro.
Postura semelhante é atribuída ao rei Carlos III. No livro que agora chega às livrarias, Omid Scobie destaca que “o futuro da família real como a conhecemos está em crise”, atribuindo responsabilidade aos protagonistas.
Há três anos, “Finding Freedom”, em coautoria com Carolyn Durand, sobre a renúncia de Meghan e Harry ao papel de membros da realeza ativa, foi um sucesso. Resta saber se, como dita o título, a obra que agora chega ao público é mesmo a “jogada final”.