A princesa Ana, filha da falecida rainha Isabel II e irmã do rei Carlos III, foi hospitalizada, esta segunda-feira, com "ferimentos ligeiros" e uma "concussão", depois de ter sido aparentemente ferida por um cavalo.
Corpo do artigo
O incidente ocorreu na casa de campo da princesa Ana, Gatcombe Park, no sudoeste da Inglaterra, na noite de domingo, informou o Palácio de Buckingham, em comunicado. O marido de Ana, Tim Laurence, estava em Gatcombe Park quando o incidente ocorreu e acompanhou-a ao hospital. Os filhos Zara Tindall e Peter Phillips também estavam na propriedade.
“A Sua Alteza Real permanece no Hospital Southmead, em Bristol, como medida de precaução para observação e espera-se que tenha uma recuperação completa e rápida”, lê-se no comunicado. “O rei foi mantido bem informado e junta-se a toda a família real para enviar o seu maior amor e votos de melhoras à princesa para uma rápida recuperação".
A princesa de 73 anos vai ficar no hospital “a menos ou até que a sua equipa médica aconselhe o contrário”.
O palácio não deu detalhes do incidente, mas fontes da equipa médica da princesa disseram que os ferimentos na cabeça eram consistentes com o impacto da cabeça ou das pernas de um cavalo.
A agenda da princesa Ana para a próxima semana será adiada, segundo o Palácio de Buckingham. A princesa deveria participar num banquete de Estado para o imperador e a imperatriz do Japão e também tinha planeada uma viagem ao Canadá.
A princesa faz parte de um número cada vez menor de membros da realeza que trabalham desde a morte da mãe, a rainha Isabel II, em setembro de 2022, e a partida do filho mais novo de Carlos, o príncipe Harry, e a mulher, para os EUA, dois anos antes. Assumiu compromissos extras enquanto Carlos e Kate recebem tratamento para o cancro e foi vista recentemente em eventos do 80.º aniversário do desembarque do Dia D no norte da França.
Este é o mais recente problema de saúde que atinge a família real britânica este ano, depois de Carlos III e da nora Kate Middleton, princesa de Gales, terem sido diagnosticados com cancro. O rei, que está a regressar lentamente às funções públicas, vai receber a realeza japonesa na terça-feira. Já Kate regressou provisoriamente à vida pública no início deste mês, participando numa parada militar em Londres para assinalar o aniversário oficial do rei.