O ano de 2024 “tem sido terrível” para o príncipe William, como confessou durante uma visita à África do Sul. Depois dos diagnósticos de cancro do pai e da mulher, Kate Middleton, o filho do rei Carlos III admitiu que este “foi provavelmente o ano mais difícil da sua vida”, mas já voltou a sorrir.
Corpo do artigo
Na África do Sul, no âmbito de uma viagem dedicada ao clima, quando desafiado a fazer um balanço de 2024, em conversa com a Imprensa britânica, o príncipe William descreveu o ano como “brutal” e não pelos melhores motivos.
“Honestamente, tem sido terrível. Foi provavelmente o ano mais difícil da minha vida. Tentar superar tudo o resto e manter tudo sob controlo tem sido muito difícil”, confessou, no final da visita de uma semana à Cidade do Cabo, para a entrega do prémio Earthshot.
William referiu-se aos diagnósticos de cancro quer do pai, o rei Carlos III, quer da mulher, Kate Middleton. Enquanto o monarca continua a fazer tratamentos, no início de setembro, a princesa de Gales anunciou o fim da quimioterapia.
“Estou muito orgulhoso da minha mulher, estou orgulhoso do meu pai, por terem lidado com as coisas como eles fizeram. Mas do ponto de vista pessoal e familiar, tem sido, sim, tem sido brutal”, acrescentou o príncipe.
O herdeiro ao trono britânico viajou sem Kate, mas garantiu que ela “está muito bem”. “Espero que ela esteja a assistir a esta noite. Ela tem sido incrível este ano todo. Sei que ela está realmente ansiosa para ver esta noite ser um sucesso”, partilhou, à margem da entrega dos prémios Earthshot 2024.
Fundado pelo príncipe William em 2020, o Prémio Earthshot identifica soluções ambientais e catalisa investimentos e recursos para o desenvolvimento dessas soluções.
Apesar das preocupações, orgulhoso, o anfitrião voltou a sorrir, mostrando-se sempre bastante animado com a população, com os vencedores, e estrelas presentes, entre elas as modelos Heidi Klum e Winnie Harlow, e o ator Billy Porter.
Harry e as celebridades convidadas também confraternizaram durante um tradicional churrasco sul-africano, “brali”, no Porto de Kalk Bay, perto da Cidade do Cabo.