O rapper norte-americano Fatman Scoop morreu, anunciou o seu empresário, depois de o artista de 53 anos ter sofrido uma emergência médica enquanto atuava em palco.
Corpo do artigo
Scoop, mais conhecido pelos êxitos “Be Faithful” e “It Takes Scoop”, desmaiou em palco no Hamden Town Center Park, no Connecticut, e foi levado para o hospital, onde os médicos não conseguiram reanimá-lo, noticiaram os meios de comunicação social norte-americanos.
De acordo com um vídeo do incidente obtido pelo site de notícias de celebridades TMZ, a equipa médica tentou manobras de reanimação enquanto ele ainda estava no palco. O artista foi depois transportado numa maca.
“É com o mais pesado dos corações que anuncio o falecimento de Isaac Freeman III, conhecido profissionalmente como Fatman Scoop”, escreveu o empresário Birch Michael, no Facebook. “Ensinaste-me a ser o homem que sou hoje. Adoro-te, Scoop. Muito obrigado por tudo o que me deste”, acrescentou Michael.
A estrela do hip-hop Missy Elliott liderou as homenagens a Scoop, escrevendo no X que a “voz e a energia de Scoop contribuíram para muitas canções que fizeram as pessoas sentirem-se felizes e com vontade de dançar durante mais de duas décadas. O seu impacto é enorme e nunca será esquecido”.
A apresentadora de rádio Shelley Wade publicou uma fotografia sua com Scoop, escrevendo: “Estamos a perder demasiadas das nossas lendas do #HipHop demasiado cedo. Descansa, Scoop”.
Scoop envolveu-se brevemente numa polémica política na Austrália em 2018, quando o então primeiro-ministro do país, Scott Morrison, publicou um clip que incluía o seu êxito “Be Faithful”.
Morrison, um cristão evangélico conservador, apagou o post depois de os seus críticos sublinharem que a letra do artista era inadequada e antiparlamentar. “É evidente que essa não é uma canção da minha lista de reprodução”, disse mais tarde aos jornalistas em Sydney.
O alvoroço provocou uma resposta de Scoop, que marcou Morrison num post do Instagram dizendo: “Sinto-me humilhado por ter a minha voz a tocar nos mais altos cargos do Governo australiano!”
O rapper defendeu sua letra: “É uma música divertida de festa que não tem NEGATIVIDADE ou DANO nela!!!” antes de estender a Morrison um convite nos bastidores para uma aparição num festival na Austrália.