
Steven Spielberg juntou-se a várias celebridades que apoiam a família de James Van Der Beek, com donativos que já ultrapassam 1,8 milhões de dólares (cerca de 1,7 milhões de euros)
Foto: Frederico J. Brown / AFP
O realizador Steven Spielberg e a mulher, Kate Capshaw, contribuíram para uma campanha criada por amigos de Kimberly Van Der Beek, viúva do ator James Van Der Beek. A atriz Zoe Saldaña comprometeu-se também com a doação mensal de 2500 dólares, e as angariações já ultrapassam 1,8 milhões de dólares (cerca de 1,7 milhões de euros).
Steven Spielberg, de 79 anos, e a mulher, Kate Capshaw, contribuíram para uma campanha GoFundMe criada por amigos de Kimberly Van Der Beek, para apoiar financeiramente a família de James Van Der Beek, protagonista da série "Dawson's Creek", que morreu quarta-feira, vítima de cancro colorretal.
A atriz Zoe Saldaña comprometeu-se com uma doação mensal de 2,500 dólares (cerca de 2400 euros), reforçando o apoio contínuo à família. A campanha tinha como meta inicial 250 mil dólares (cerca de 240 mil euros), mas ultrapassou 1,8 milhões de dólares (aproximadamente 1,7 milhões de euros) em donativos de mais de 35 mil pessoas, incluindo contribuições mensais de vários benfeitores.
Entre os maiores doadores estão o realizador Jon M. Chu, responsável por "Wicked", e o gestor de talentos Guy Oseary, ambos com 10 mil dólares (cerca de 9600 euros). A Marla Maples Foundation contribuiu com 5 mil dólares (4800 euros) e um benfeitor anónimo doou 30 mil dólares (aproximadamente 28800 euros).
Conhecido pelo papel de Dawson Leery, jovem aspirante a cineasta que idolatrava Spielberg, Van Der Beek contracenou com Katie Holmes, Joshua Jackson e Michelle Williams entre 1998 e 2003. A série, passada na fictícia vila de Capeside, acompanhava um grupo de amigos entre o liceu e a universidade, cruzando sonhos, amores e desilusões.
Em setembro, num reencontro do elenco em Nova Iorque para apoiar a organização F Cancer e Van Der Beek, Spielberg participou através de um vídeo, deixando uma mensagem à personagem que tantas vezes o citava. "Dawson, conseguiste. Talvez um dia eu venha a ter um armário do Dawson", afirmou.
Van Der Beek não pôde marcar presença devido a um vírus estomacal, mas enviou uma mensagem gravada aos fãs. "Quero estar naquele palco e agradecer a cada pessoa no teatro por estar aqui esta noite. Do elenco à equipa, a todos os que estão a fazer alguma coisa e foram tão generosos, e especialmente a cada um de vocês. São os melhores fãs do mundo", disse.
Uma doença que toca a todos
O ator, que deixa seis filhos - Olivia, de 15 anos, Joshua, de 13, Annabel, de 12; Emilia, de nove, Gwendolyn, de sete, e Jeremiah, de quatro anos - revelou em novembro de 2024 ter sido diagnosticado com cancro colorretal estágio III, detetado após uma colonoscopia de rotina. "Tenho lidado com este diagnóstico em privado e tomado medidas para o resolver, com o apoio da minha incrível família", contou.
Recordando os primeiros sinais, explicou que notou apenas uma alteração nos hábitos intestinais. "Pensei que provavelmente precisava de mudar um pouco a dieta. Talvez parar o café. Talvez não pôr natas no café. E quando tirei isso da alimentação e não melhorou, pensei que era melhor ir verificar", relatou, na altura. Após o exame, ouviu do médico, "da forma mais agradável possível", a confirmação: "É cancro."
O cancro colorretal, que recentemente levou à morte também da atriz Catherine O"Hara, continua a ser uma das doenças oncológicas mais frequentes no mundo, responsável por centenas de milhares de mortes todos os anos. Geralmente silencioso nas fases iniciais, o tumor pode crescer no cólon ou no reto sem sinais evidentes, tornando a deteção precoce crucial. A história de Van Der Beek lembra a todos a importância de atenção à saúde, e o apoio de Steven Spielberg, Kate Capshaw e Zoe Saldaña mostra como solidariedade e generosidade podem fazer a diferença na vida de quem enfrenta momentos tão difíceis.

