
Cantora entra na lista das celebridades mais ricas, segundo a Forbes
Valerie Macon / AFP
Cantora estreia-se no “clube dos multimilionários” da Forbes, novamente liderado pelo dono do império da Louis Vuitton, o francês Bernard Arnault.
Verdadeiro fenómeno, com influência na economia norte-americana e, mais recentemente, na Europa, a propósito da digressão que, em maio, a traz Lisboa, Taylor Swift figura oficialmente na lista da Forbes dos mais ricos do mundo. Um feito conquistado graças à “Eras Tour”, que aumentou o seu património líquido para cerca de 1,1 mil milhões de dólares (1,02 mil milhões de euros).
A artista, de 34 anos, integra o ranking depois de, em outubro, a própria Forbes a ter declarado multimilionária. No 2545º posto a intérprete de “Shake It Off” destaca-se por ser a primeira celebridade da música a atingir este marco apenas a compor, tocar e cantar, sem negócios paralelos, o que a coloca numa categoria exclusiva ao lado de nomes emblemáticos, como Bruce Springsteen, que somou mil milhões de dólares em digressões.
Cinco casas e dois jatos
A fortuna de Swift provém de acordos com as plataformas de streaming, vendas de música, discografia, merchandising, bilhetes dos concertos e do filme “Taylor Swift: The Eras Tour”. Acresce o facto de a artista ter cinco casas e dois jatos privados Dassault. Ela é uma máquina a bater recordes, desde esgotar espetáculos a reinar no Spotify.
A 19 de abril, Taylor Swift lançará o seu 11º álbum de estúdio, “The Tortured Poets Department”, que augura mais riqueza na conta pessoal. Em contagem decrescente, está ansiosa, como partilhou, na segunda-feira, nos iHeartRadio Music Awards, em Los Angeles, onde se sagrou a grande vencedora. Nomeada em nove categorias, venceu seis galardões, incluindo o de Artista do Ano.
A 24 e 25 de maio, o Estádio da Luz, em Lisboa, testemunhará o fenómeno, na primeira vez da cantora em Portugal. A digressão na Europa arranca no dia 9 do mesmo mês, em Paris, e termina a 17 de agosto, no Reino Unido.
Francês na liderança
No rol das celebridades, a estrela country-pop é a 14.ª mais rica do mundo, sendo a mais jovem de todas e a quarta mulher no elenco liderado pelos cineastas George Lucas e Steven Spielberg. Entre as 14 figuras, além de Taylor Swift, estão ainda Rihanna, Michael Jordan (outro estreante) e Oprah Winfrey. Juntas, acumulam uma riqueza de 31 mil milhões de dólares (quase 29 mil milhões de euros).
No topo da lista da Forbes está, pelo segundo ano consecutivo, o francês Bernard Arnault, diretor-executivo do grupo LVMH, a maior empresa de artigos de luxo do mundo, que lucrou 216 mil milhões de euros)só no último ano.
O império de 75 marcas de moda e cosmética inclui a Louis Vuitton, a Dior, a Tiffany, a Moët & Chandon e a Sephora. O ano passado, superou Elon Musk, que figura no segundo lugar. Jeff Bezos, Mark Zuckerberg, Larry Ellison, Warren Buffett, Bill Gates, Steve Ballmer, Mukesh Ambani e Larry Page completam o top 10.
A portuguesa mais rica
Fernanda Amorim, a viúva de Américo Amorim, é única figura portuguesa na lista da Forbes. Aparece no lugar número 522, com uma fortuna de 5,7 mil milhões de dólares (cerca de 5,3 mil milhões de euros). É a quarta personalidade com grande fortuna na Península Ibérica.

