O vencedor das primárias do PS, António Costa, vai discursar formalmente no I Congresso do Partido Livre, domingo, em Sintra, confirmou esta sexta-feira a nova força política no seu sítio da Internet.
Corpo do artigo
"Estão confirmadas desde já as intervenções dos representantes da Associação Fórum Manifesto, por Ana Drago, da Associação Renovação Comunista, por Paulo Fidalgo, e do Partido Socialista, por António Costa", lê-se na página do partido "da papoila".
Segundo a organização do evento, as diversas participações vão começar pelas 16 horas até ao encerramento dos trabalhos, previsto para as 19 horas, devendo o atual presidente da Câmara Municipal de Lisboa proferir a sua alocução até às 17 horas, "devido a outros compromissos de agenda".
Os dirigentes do Livre, cujo rosto mais visível é o do antigo eurodeputado independente pelo BE Rui Tavares, esclarecem que ainda aguardam mais confirmações de presenças, adiantando que PCP, BE e "Os Verdes" vão estar presentes, mas sem uma intervenção, respetivamente por Rosa Rabiais, Ricardo Moreira e a dupla ecologista constituída por Rogério Cassona e Paula Costa.
"Juntar Vontades, Fazer Futuro" é o mote da reunião magna do Livre, agendada para domingo, entre as 9 horas e as 19 horas, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, oito meses depois do Congresso Fundador. A moção a ser apresentada pelo grupo de contacto intitula-se "Agora, o Futuro".
O Partido Livre foi legalizado pelo Tribunal Constitucional em março, a tempo de concorrer às "Europeias2014", nas quais se afirmou como a sexta força política em Portugal, tendo PSD e CDS-PP participado em coligação, com 2,2% dos votos, correspondentes a 71.602 eleitores.