O presidente da República incumbiu esta segunda-feira o líder do PSD de "desenvolver de imediato diligências" para "propor uma solução governativa" com apoio parlamentar maioritário, a ser comunicada ao chefe de Estado "antes da publicação do mapa oficial" dos resultados eleitorais.
Corpo do artigo
"Tendo o Partido Social Democrata vencido as eleições de ontem, elegendo o maior número de deputados, o presidente da República incumbiu hoje o presidente da Comissão Política Nacional, doutor Pedro Passos Coelho, de desenvolver de imediato diligências com vista a propor uma solução governativa que disponha de apoio parlamentar maioritário e consistente", comunicou a Presidência.
Na declaração lida pelo chefe de Casa Civil, Nunes Liberato, Belém informou que "precedendo a indigitação do primeiro-ministro, aquelas diligências devem ser realizadas com a maior celeridade possível".
Os "resultados" dessas diligências devem ser "comunicados ao presidente da República antes da publicação do mapa oficial do acto eleitoral pela Comissão Nacional de Eleições".
"O presidente da República confia no sentido de responsabilidade e abertura ao diálogo de todas as forças partidárias, de modo a que Portugal disponha de condições políticas para enfrentar a grave situação económica e social em que se encontra", transmitiu Nunes Liberato.
A publicação do mapa oficial dos resultados só poderá acontecer após o apuramento dos votos da emigração, que serão contados no dia 15 de Junho.
O presidente da República esteve reunido esta segunda-feira à tarde com Pedro Passos Coelho. O encontro, marcado para as 15.30 horas, foi anunciado através de um comunicado divulgado no "site" da Presidência.
Almoço com Durão Barroso
Entretanto, foi também divulgado pela Presidência que Cavaco Silva recebeu esta segunda-feira em audiência e almoçou no Palácio de Belém com o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.
A nota, que não constava da agenda do presidente da República e que foi colocada na página a meio da tarde, refere que, depois da audiência, Cavaco Silva ofereceu um almoço ao presidente da Comissão Europeia e ex-primeiro-ministro português.