Presidente da República considera que é preciso defender a moeda única e congratula-se com o acordo sobre o pacote de ajuda financeira à Grécia.
Corpo do artigo
Durante um encontro com representantes diplomáticos da União Europeia (UE), no Palácio de Belém, Cavaco Silva disse que o acordo de ajuda à Grécia que vai ser formalizado esta semana constituirá "uma boa notícia para a Europa e para a própria comunidade internacional".
"Constituirá a prova, também, de que os valores da responsabilidade e da solidariedade, já invocados na Declaração de Schuman, há mais de 50 anos, se mantêm vivos", acrescentou
O Presidente da República considerou ainda que "o processo de integração europeia enfrenta, hoje, alguns dos maiores desafios a que alguma vez teve de fazer face".
"Não tenhamos dúvidas: a União Europeia está à prova", acrescentou.
Cavaco Silva defendeu, em seguida, que "o sucesso do euro é fundamental para o futuro da Europa num mundo global" e que "não há, não pode haver lugar para recuos relativamente ao euro, porque os custos seriam incomportáveis"
"Comprometeriam o progresso económico e social de todos os europeus e a credibilidade da própria construção europeia", apontou o Presidente da República.
A União Europeia enfrenta o "desafio de assegurar a estabilidade e credibilidade da moeda única", reforçou Cavaco Silva.