O Presidente da República afirmou que só anunciará a data das eleições legislativas depois de o Governo tornar público o dia das autárquicas, alegando que este é o processo "sugerido pelas leis em vigor".
Corpo do artigo
"É o Governo em primeiro lugar que tem de anunciar a sua decisão sobre o dia das eleições autárquicas. E só depois disso é que o Presidente da República pode anunciar a sua decisão. Fá-lo-ei quando chegar o meu tempo. Estarei concerteza preparado para anunciar aos portugueses essa data depois de o Governo anunciar a data das eleições autárquicas", disse Cavaco Silva, falando aos jornalistas à margem de uma visita ao Ave Parque, em Caldas das Taipas, Guimarães.
O chefe de Estado sublinhou ainda que "este é o processo sugerido pelas leis em vigor".
"É muito importante que todos conheçam os passos que têm de ser dados neste processo de marcação de eleições", afirmou Cavaco.
Questionado pelos jornalistas sobre se prefere a simultaneidade dos dois actos eleitorais, Cavaco Silva respondeu: "Têm de aguardar até ao dia em que eu anuncio a minha decisão".
O Presidente da República recebeu na quarta-feira em Belém todos os partidos com assento parlamentar, no sentido de os ouvir sobre a data das eleições legislativas, cuja marcação é da competência do chefe de Estado.
De todos os partidos, apenas o PSD defende a realização de legislativas e autárquicas no mesmo dia.