O diplomata Francisco Ribeiro de Menezes, que integrou os gabinetes dos ministros socialistas Luís Amado e Jaime Gama, vai ser o chefe de gabinete do primeiro-ministro indigitado, Pedro Passos Coelho, disse fonte oficial social-democrata.
Corpo do artigo
Actual embaixador de Portugal em Estocolmo, na Suécia, Francisco Ribeiro de Menezes foi chefe de gabinete do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros cessante, Luís Amado, até Agosto de 2010.
Entre Março de 2005 e Junho de 2006, chefiou o gabinete do secretário de Estado dos Assuntos Europeus, no início do primeiro Governo do PS liderado por José Sócrates.
Antes, durante os Governos socialistas de António Guterres, Francisco Ribeiro de Menezes já tinha sido adjunto do ministro dos Negócios Estrangeiros, Jaime Gama.
Casado, com 45 anos, formado em Direito e diplomata de carreira desde 1990, Francisco Ribeiro de Menezes foi ainda conselheiro da Embaixada de Portugal em Madrid, entre 2001 e 2005, e é conhecido por ter sido letrista da banda Sétima Legião.