O candidato do Partido Popular Europeu à Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, recomendou este sábado aos portugueses que "não acreditem nos socialistas", que comparou ao navegador Cristóvão Colombo, a quem se referiu como sendo português.
Corpo do artigo
"Não acreditem nos socialistas", declarou o ex-primeiro-ministro do Luxemburgo, durante um jantar comício da coligação PSD/CDS-PP para as eleições europeias, na Trofa.
"Eles lembram-me um dos vossos compatriotas mais prestigiados: Cristóvão Colombo. Quando partia nunca sabia para onde ia, quando chegava nunca sabia onde estava, e era o contribuinte que pagava a viagem. É desta forma que procedem os socialistas dos nossos dias", acrescentou Juncker.
No seu discurso, o candidato do PPE à Comissão Europeia considerou que "Portugal entrou recentemente numa fase difícil da sua história", não devido "aos erros do povo português", mas "aos erros cometidos num passado recente", antes do atual Governo PSD/CDS-PP assumir funções.
Em seguida, Juncker disse ter constatado hoje, "com algum divertimento, que o PS apresentou um programa de Governo", acrescentando: "Eu preferia que eles tivessem tido um programa responsável quando estavam no Governo".
O ex-presidente do Eurogrupo fez uma intervenção em francês, que foi sendo traduzindo para português, mas no início saudou os presentes em português, erguendo uma bandeira da coligação PSD/CDS-PP: "Boa noite, Trofa. Boa noite, Portugal. Boa noite, Aliança Portugal".