As listas do PS de candidatos a deputados foram quase todas aprovadas sem votos contra, mas Aveiro foi a excepção, que registou oito rejeições, devido à não inclusão do secretário-geral adjunto da JS Pedro Vaz.
Corpo do artigo
No final da reunião da Comissão Política Nacional do PS, o porta-voz dos socialistas, João Tiago Silveira, afirmou que as listas de candidatos a deputados "foram aprovadas com larguíssima maioria e com larguíssimo consenso".
"As listas foram aprovadas com rapidez e antes tinham sido sujeitas a um intenso debate no PS. Houve debate antes, houve apreciação agora e houve uma votação esmagadora no sentido da aprovação destas listas", declarou João Tiago Silveira.
No caso de Aveiro, o secretário-geral da JS, Duarte Cordeiro, pediu a palavra para solicitar a inclusão do seu "número dois" da organização na lista de candidatos a deputados, que é liderada por Maria de Belém e que tem Sérgio Sousa Pinto como "número três", mas o líder da federação, Afonso Candal, recusou.
Na votação da lista por Aveiro, registaram-se oito votos contra e 12 abstenções.
Os cabeças de lista do PS nas próximas eleições legislativas são os seguintes: Maria de Belém (Aveiro), Luís Pia Ameixa (Beja), António José Seguro (Braga), Mota Andrade (Bragança), José Sócrates (Castelo Branco), Ana Jorge (Coimbra), Carlos Zorrinho (Évora), Francisco Assis (Guarda), Luís Amado (Leiria), Jaime Gama (Lisboa), João Soares (Faro), Miranda Calha (Portalegre), Alberto Martins (Porto), Jorge Lacão (Santarém), Vieira da Silva (Setúbal), Rosalina Martins (Viana do Castelo), Pedro Silva Pereira (Vila Real), José Junqueiro (Viseu), Ricardo Rodrigues (Açores) e Bernardo Trindade (Madeira).