O ex-líder parlamentar do PS Francisco Assis foi hoje, sábado, escolhido para cabeça de lista pela Guarda, quando às 23:30 de sexta-feira o próprio ainda pensava que seria sétimo pelo círculo eleitoral do Porto.
Corpo do artigo
A inclusão de Francisco Assis entre os cabeças de lista do PS às próximas eleições legislativas foi a última novidade da reunião da Comissão Política.
A meio da Comissão Política, Assis disse aos jornalistas que estaria no sétimo lugar pelo Porto, mas, no final da reunião, o seu nome já constava como primeiro pela Guarda.
Nas listas do PS, o secretário-geral da JS, Duarte Cordeiro, vai ser 14º por Lisboa, a secretária de Estado da Reinserção Social, Idália Moniz, é segunda por Santarém, e a secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, ocupa o terceiro lugar pelo Porto.
Porta-voz Tiago Silveira não integra as listas de deputados
O porta-voz do PS, João Tiago Silveira, não vai ser candidato a deputado nas próximas eleições legislativas "por opção própria", mas salientou estar "a 300 por cento" com o líder do partido, José Sócrates.
João Tiago Silveira, que é secretário de Estado da Justiça, foi convidado para integrar a lista de candidatos a deputados pelo círculo eleitoral de Lisboa, mas recusou.
No final da Comissão Política Nacional do PS, João Tiago Silveira justificou a sua opção de não integrar as listas alegando que "cada um deve saber em cada momento onde pode ser mais útil".
"Não aceitei ser candidato a deputado, mas foi um convite que muito me honra. Estou a 300 por cento com José Sócrates e com o PS", disse.
Perante a insistência dos jornalistas sobre os motivos da sua recusa, o porta-voz frisou que irá dar o seu "melhor" na campanha eleitoral.
"Cada um sabe em cada momento como pode desempenhar melhor o seu papel e ajudar o PS a ganhar as eleições. Estou a contribuir para o PS como porta-voz", declarou.
Maria de Belém cabeça de lista em Aveiro, Teixeira dos Santos 2º no Porto e Osvaldo Castro 7º em Setúbal
A deputada socialista Maria de Belém é "número um" da lista do PS em Aveiro, o ministro Teixeira dos Santos segundo no Porto, enquanto Osvaldo de Castro, presidente da comissão de Assuntos Constitucionais, é sétimo em Setúbal.
As listas de candidatos a deputados socialistas foram votadas esta noite em reunião da comissão política do PS.
Antes da comissão política esteve reunido desde o final da tarde o secretariado nacional do PS, o órgão executivo deste partido.
Um dos casos mais problemáticos na formação das listas de deputados do PS foi a exclusão de Osvaldo Castro - um dos mais destacados deputados socialistas e que tem longa militância política na Marinha Grande - dos nomes aprovados pelo PS/Leiria.
Em alternativa, Osvaldo Castro acabou por entrar na quota de 30 por cento dos nomes que o secretário-geral do PS, José Sócrates, tem o poder de indicar, ficando no sétimo lugar por Setúbal.
Nas últimas eleições legislativas, em que o PS teve maioria absoluta, os socialistas elegeram oito deputados no círculo de Setúbal.
À frente de Osvaldo de Castro, entre o primeiro e o sétimo lugar por Setúbal, entram Vieira da Silva, Eduardo Cabrita, Eurídice Pereira, Pedro Marques, Ana Catarina Mendes e um nome indicado pelo departamento das Mulheres Socialistas.
Tal como aconteceu em anteriores eleições legislativas (a excepção foi 2005 em que Manuel Pinho foi número um), Maria de Belém encabeça a lista por Aveiro, enquanto que o ministro de Estado e das Finanças, que chegou a ser dado como provável por este círculo, entra no segundo lugar pelo Porto, atrás do líder parlamentar Alberto Martins.
Em Aveiro, o principal problema reside na exclusão do secretário-geral adjunto da JS, Pedro Vaz, numa lista que, após a cabeça de lista Maria de Belém, tem a seguinte ordem: Afonso Candal, Rosa Albernaz, Vítor Fontes, Filipe Neto Brandão e Marisa Macedo.
Nas anteriores eleições legislativas, o então secretário-geral da JS, Pedro Nuno Santos, entrou em terceiro lugar por Aveiro, mas na próxima legislatura não estará no Parlamento por ser candidato a presidente da Câmara de São João da Madeira.