Manuel Luís Rodrigues, que será empossado na sexta-feira como secretário de Estado das Finanças, foi um dos negociadores do Orçamento do Estado (OE) para 2011 em nome do PSD.
Corpo do artigo
Vice-presidente do PSD, Manuel Luís Rodrigues nasceu em Lisboa a 14 de setembro de 1980 e pertenceu à equipa de Eduardo Catroga e Carlos Moedas que negociou, em nome do PSD, o OE de 2011, relembra nota do gabinete do primeiro-ministro endereçada à agência Lusa.
Na ocasião, a equipa social-democrata negociou o OE com o Governo socialista de então, liderado por José Sócrates.
Nos últimos dois anos Manuel Luís Rodrigues esteve dedicado à carreira académica, em Inglaterra, onde concluiu o doutoramento em Finanças.
Doutorado pela Cranfield University School of Management, o novo secretário de Estado é licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico (IST) e mestre em Gestão de Empresas pelo IESE - Business School da Universidade de Navarra, Espanha.
O gabinete de imprensa do ministério das Finanças não quis comentar a separação das pastas das Finanças e do Tesouro, com a criação da secretaria de Estado das Finanças.
A nomeação de Manuel Luís Rodrigues para uma nova secretaria de Estado é acompanhada da substituição de Francisco José Viegas por Jorge Barreto Xavier, na Cultura, e de Isabel Silva Leite por Henrique Dias Grancho, na Educação.