
O ministro da Educação, Nuno Crato, anunciou, esta sexta-feira, que 266 escolas com menos de 21 alunos vão encerrar imediatamente, continuando no futuro a reavaliação sobre todo o processo de reorganização da rede escolar.
As unidades a encerrar foram identificadas em colaboração com as autarquias e situam-se em locais onde estão concluídos os centros escolares, segundo o ministro.
Nuno Crato afirmou que estão suspensas novas agregações de escolas, excepto "aquelas onde há acordo das respectivas autarquias. O processo voltará a ser reavaliado.
O ministro garantiu que a preparação do ano lectivo decorre "com normalidade" e que as escolas terão "mais liberdade" para organizar os tempos lectivos e os horários.
Quanto aos professores nos estabelecimentos a encerrar, afirmou que, em princípio, passaram a dar aulas nos novos centros escolares, mas não avançou novidades nesta matéria, nomeadamente sobre os contratados, por aguardar ainda da parte das escolas a informação solicitada sobre as necessidades do corpo docente.
