Última ronda negocial entre sindicatos de professores e Governo sobre o estatuto da carreira e avaliação docentes está a decorrer hoje, quinta-feira, no Ministério da Educação.
Corpo do artigo
As negociações tiveram início cerca das 10:20h e, à saída para a pausa de almoço, os representantes dos sindicatos não quiseram fazer declarações aos jornalistas.
As reuniões estão a decorrer simultaneamente em quatro mesas negociais, sendo que a equipa do Ministério da Educação vai rodando pelas diferentes salas para apresentar a proposta do Governo e recolher os contributos dos sindicatos.
O Ministério da Educação chamou hoje, pela primeira vez, todos os representantes sindicais ao mesmo tempo, contrariamente à opção tomada nas anteriores rondas negociais sobre a articulação da avaliação com a estrutura da carreira docente.
Enquanto o Ministério da Educação mantém sob reserva a nova proposta que apresentou aos sindicatos, os representantes sindicais dos docentes já fizeram saber que só assinam um acordo se todos os professores avaliados com Bom tiverem acesso ao topo da carreira.