Nobre afirma que Cavaco deve procurar novo primeiro-ministro do PS se OE for chumbado e o governo se demitir
O candidato presidencial Fernando Nobre defendeu hoje, quarta-feira, que o Presidente da República, Cavaco Silva, deverá "procurar um (novo) primeiro ministro na área do PS", caso um eventual chumbo do Orçamento do Estado resulte na demissão do Governo.
Corpo do artigo
"Caso o senhor primeiro ministro entenda não reformular o seu Orçamento, entretanto chumbado, e caso não queira continuar, só restará procurar um primeiro ministro na área do Partido Socialista, que foi o partido mais votado nas últimas eleições", afirmou hoje Fernando Nobre à agência Lusa.
Em declarações no final de uma visita ao Hospital Distrital da Figueira da Foz, Fernando Nobre preconizou ainda que, falhada a hipótese de um novo chefe de Governo na área do PS, "restará ao Presidente da República constituir um Governo de iniciativa presidencial".
Disse esperar, no entanto, que o cenário de chumbo do Orçamento do Estado por parte da oposição parlamentar "não venha a acontecer" e que os partidos possam dialogar e chegar a um consenso.
"Espero e essa é a minha função enquanto candidato presidencial, que os partidos políticos com assento na Assembleia de República, com responsabilidade e sentido de Estado, se sentem a uma mesa, dialoguem, e encontrem um Orçamento, por favor", frisou.
Fernando Nobre defendeu um orçamento "que permita servir os interesses da Nação e que não a mergulhe em mais dificuldades do que aquelas que o Estado já tem".