O novo aeroporto de Lisboa "não é um luxo, mas sim uma necessidade", disse hoje, terça-feira, em Madrid, o ministro das Obras Públicas.
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António Mendonça falava aos jornalistas no terminal 4 do aeroporto de Barajas, onde visitou o centro de gestão aeroportuária daquele que é o quarto maior aeroporto europeu, em passageiros e movimentos.
"O novo aeroporto não é um capricho. Como a alta velocidade (ferroviária) também é um projecto estruturante para o país. Não é um luxo, é uma necessidade", disse, dando como exemplo a ampliação do aeroporto de Madrid, concluída em 2006.
O ministro explicou que os objectivos e os calendários do Governo português se mantêm no caso do aeroporto, estando prevista a conclusão do novo aeroporto em 2017. "As nossas referências temporais mantêm-se", garantiu.
O governante português explicou estar em Madrid para contactos com o seu homólogo espanhol, José Blanco, para "fazer um ponto da situação" relativamente a vários dos projectos conjuntos, especialmente nas redes viárias e ferroviárias de alta velocidade.
António Mendonça insistiu, no caso do TGV, que se mantêm os projectos iniciais e que apenas houve um ligeiro "adiamento" no calendário necessário "dadas as circunstâncias económicas" dos dois países.
O aeroporto madrileno está instalado numa área de 5,5 mil hectares, emprega 45 mil pessoas e tem capacidade para 70 milhões de passageiros, acolhendo anualmente cerca de 48 milhões.
Cerca de 1.300 voos descolam ou aterram diariamente no aeroporto, o 11.º do mundo e inaugurado em Fevereiro de 2006, onde são processadas por ano 20 milhões de malas (só nas saídas).