A deputada Heloísa Apolónia, dos Verdes, afirmou, esta quinta-feira, que as medidas de austeridade anunciadas pelo Governo para 2012 "correspondem ao absoluto colapso social e económico do país" e defendeu a renegociação da dívida nacional.
Corpo do artigo
Heloísa Apolónia falava no Parlamento, após o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, ter anunciado, numa declaração ao pais, algumas medidas que fazem parte da proposta de Orçamento do Estado para 2012 e que incluem a retenção de subsídios de Natal e férias de parte dos funcionários públicos e pensionistas o aumento do horário de trabalho no sector privado.
"Estas medidas são perfeitamente inaceitáveis", disse Heloísa Apolónia aos jornalistas.
Para a deputada, "se as circunstâncias se alteraram, como diz o primeiro-ministro, então as soluções também têm de se alterar" porque estas que apresenta o Governo "vão matar" a economia portuguesa.
"Matar o poder de compra das pessoas é estar a matar as empresas e estar a gerar desemprego. Se é este o resultado que o senhor primeiro-ministro quer, parabéns, está a consegui-lo. Mas não é isto seguramente o resultado que os portugueses querem", afirmou.
E para os Verdes, o caminho passa por "alterar os prazos relativamente ao pagamento da dívida"
"Temos de fazer uma renegociação do nosso défice e da nossa dívida, isso está absolutamente claro", disse Heloísa Apolónia.