O Parque Nacional da Peneda-Gerês está debaixo de fogo. De momento, há apenas dois incêndios por controlar, mas foram registados já cinco fogos, em dois dias, naquela importante reserva natural portuguesa.
Corpo do artigo
O último incêndio a deflagrar está a ser combatido por 34 homens e oito viaturas, na localidade de Barca, concelho de Montalegre, no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Segundo a página da internet da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), foi accionado para o local o Grupo Reforço Incêndios Florestais de Coimbra.
O incêndio na Portela do Homem, que teve início domingo às 07:58 de domingo, continua por circunscrever. O incêndio, que ameaça a mata da Albergaria, está activo apenas na zona de Água do Sal, perto da estrada que liga a Portela do Homem a Carris, a cerca de 11 quilómetros da vila do Gerês. Uma zona de grande inclinação e de difícil acesso, que dificulta o combate às chamas.
Estão no local 68 bombeiros apoiados por 16 veículos, um Helicóptero Bombardeiro Pesado e um Helicóptero Emergência Socorro e Assistência, este, a fazer o transporte dos bombeiros para a zona do incêndio, de propagação lenta, e em zona de acesso difícil, de terreno muito inclinado.
Segundo a ANPC, estão na Portela do Homem uma equipa de Sapadores Florestais, cinco equipas do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro da GNR, uma equipa do Grupo de Análise e Uso de Fogo (GAUF), uma equipa do Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) e ainda 10 combatentes espanhóis.
Os bombeiros conseguiram já controlar outros três fogos que eclodiram, esta segunda-feira, todos no perímetro do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Em Laceiras, concelho de Melgaço, o fogo numa zona de mato, que teve início às 7:15 horas, foi dado como circunscrito às 09:51. No combate às chamas estiveram 14 bombeiros, apoiados por três veículos.
Em Lourido, concelho de Ponte da Barca, cinco bombeiros apoiados por uma viatura controlaram as chamas, que deflagraram numa zona de mato, 7:40 da manhã. O incêndio está em fase de rescaldo.
No Soajo, concelho de Arcos de Valdevez, 12 bombeiros e três veículos estão a tentar apagar um incêndio, entretanto circunscrito, que começou às 08.20 desta manhã.