BE vê nome de Alfredo José de Sousa para Provedor de Justiça "com simpatia e respeito", PCP "vai analisar" proposta e CDS-PP não tem objecções.
Corpo do artigo
O Bloco de Esquerda anunciou que "vê com simpatia e respeito" o nome de Alfredo José de Sousa para o cargo de Provedor de Justiça e sublinhou que este é um cargo que "emana da Assembleia da República".
"O Bloco vê com simpatia e respeito a proposta de Alfredo José de Sousa para Provedor de Justiça, seguem-se os procedimentos necessários para a respectiva eleição para este cargo constitucional tão importante que é sempre uma sentinela do nosso regime democrático", afirmou o líder parlamentar do partido, Luís Fazenda.
Apesar de elogiar a "grande competência" da personalidade anunciada para o cargo, Luís Fazenda assinalou que "convém tirar algumas lições deste processo prolongado e doloroso e relevar como foi importante a pressão parlamentar para que houvesse uma solução face à obstinação, à teimosia e ao passa-culpas entre os dois principais partidos e também dos responsáveis máximos desses partidos".
Questionado pelos jornalistas, Luís Fazenda deixou antever que o Bloco irá votar favoravelmente o nome de Alfredo José de Sousa na próxima semana: "Acompanhamos com respeito e simpatia esta proposta, é uma personalidade de grande competência que nos merece a máxima consideração", referiu.
O PCP, pela voz o líder parlamentar Bernardino Soares, disse que "vai analisar" a proposta de Alfredo José de Sousa, congratulando-se que PS e PSD tenham "apresentado um nome".
"É uma proposta que vamos analisar, não tenho uma resposta imediata para dar em relação ao nome, que é bastante conhecido e com muito prestígio (...) é pena que tenha demorado tantos meses a haver uma proposta capaz de ser apresentada limpa aos restantes partidos", afirmou.
Questionado pelos jornalistas sobre se o PCP votará favoravelmente o nome apresentado pelos socialistas e sociais-democratas, Bernardino Soares reiterou que o seu partido irá fazer uma análise e que "não é possível no espaço de breves minutos tomar já uma posição". "No início da próxima semana daremos uma resposta", afirmou.
O porta-voz democrata-cristão, Pedro Mota Soares, disse que o CDS-PP "não tem nenhuma objecção" ao nome proposto pelo PS e pelo PSD para o cargo de Provedor de Justiça.
"Queremos ouvir, nos termos processuais, a pessoa indicada, e o CDS na votação vai procurar ser positivo", afirmou Mota Soares.
O deputado criticou no entanto a forma como decorreu o processo de substituição de Nascimento Rodrigues, considerando que "não foi dignificante".
Os líderes parlamentares do PS, Alberto Martins, e do PSD, Paulo Rangel, anunciaram, no último dia do prazo, a candidatura do conselheiro Alfredo José de Sousa ao cargo de Provedor de Justiça.
A eleição está marcada para 10 de Julho.