O primeiro-ministro inicia esta segunda-feira uma visita de seis dias ao Peru, Brasil e Colômbia para participar na conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável Rio+20 e reforçar as relações económicas com mercados da América do Sul.
Corpo do artigo
Pedro Passos Coelho, que viaja acompanhado pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, deverá chegar pelas 17.35 horas (23.35 horas em Portugal continental) a Lima, onde ficará até terça-feira.
Esta segunda-feira, o único ponto da sua agenda na capital do Peru é um concerto da fadista portuguesa Carminho, no Teatro Municipal de Lima.
Na terça-feira, o primeiro-ministro tem uma reunião com o presidente da República do Peru, Ollanta Humala Tasso, no final da qual deverão ser assinados instrumentos bilaterais, e participa num encontro empresarial na Câmara de Comércio de Lima.
Neste encontro vão estar presentes o presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Pedro Reis, e um conjunto de empresários portugueses.
Do Peru, Passos Coelho segue para o Brasil, onde estará na quarta e na quinta-feira, para a conferência Rio+20, deslocando-se depois para a Colômbia, onde ficará na sexta e no sábado, chegando a Lisboa no domingo.
O programa do primeiro-ministro no Rio de Janeiro e em Bogotá inclui também encontros com empresários.
No plano económico, para além de ser um importante destino das exportações portuguesas fora da União Europeia, o Brasil é um dos principais investidores na economia portuguesa, tendo empresas que são potenciais interessadas no programa de privatizações de Portugal.
O Peru e a Colômbia são outros dois países sul-americanos com economias em crescimento que, nos últimos anos, têm sido apontados pelas autoridades portuguesas como mercados estratégicos para Portugal, e que o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros já visitou.