<p>O presidente da Câmara de Paris, Bertrand Delanoë, disponibilizou-se para entrar na campanha presidencial de Manuel Alegre, em Lisboa ou na capital francesa, e irá gravar um vídeo de apoio ao candidato apoiado pelo Partido Socialista e Bloco de Esquerda.</p>
Corpo do artigo
Manuel Alegre foi hoje, sexta-feira, recebido na Câmara de Paris pelo seu presidente, Bertrand Delanoë, que é apontado como um dos potenciais candidatos à liderança do Partido Socialista Francês (PSF).
"Foi um encontro marcado por uma grande solidariedade e fraternidade socialista", disse à Lusa o candidato presidencial apoiado pelo PS e BE.
Durante o encontro, o presidente da Câmara de Paris manifestou a Alegre a sua disponibilidade para participar numa acção de campanha em Lisboa ou na capital francesa e ficou assente que gravará um vídeo de apoio a Manuel Alegre.
"Fiquei muito sensibilizado, até porque Bertrand Delanoë é uma das grandes figuras do socialismo francês", acrescentou o candidato apoiado pelo PS e BE.
Durante o dia de hoje, em Paris, Manuel Alegre encontra-se ao fim da tarde com o ex-primeiro-ministro francês Lionel Jospin e, antes, com o dirigente do Partido Socialista Francês (PSF) Harlem Désir.
Em França, o candidato presidencial apoiado pelo PS e BE estará sábado na região de Bordéus, onde ao fim da tarde se reúne com personalidades portuguesas e francesas no Largo Aristides Sousa Mendes.
Este local, em Léognan, foi escolhido de forma simbólica para homenagear a acção do antigo embaixador português Aristides Sousa Mendes no início da II Guerra Mundial.
Aristides Sousa Mendes foi destituído em 1940 pelo regime de Oliveira Salazar, depois de ter ajudado milhares de judeus a obter visto para fugirem às forças nazis.
Manuel Alegre, que está em França acompanhado pela sua mulher, Mafalda Durão Ferreira, pelo deputado do PS Paulo Pisco e por Patrocínia César (em representação da estrutura nacional de campanha), termina a sua visita no domingo com uma recepção com autarcas na associação de Pontault Combault.