A vitória de Angela Merkel nas eleições da Alemanha "é uma má notícia para a Europa", porque dá "confiança para continuar no caminho de austeridade", afirmou, domingo á noite, o membro do secretariado nacional do PS com o pelouro das relações internacionais, João Ribeiro, reagindo às projeções dos resultados eleitorais.
Em declarações à Lusa, o dirigente socialista sublinhou que o PS ainda aguarda "a configuração da futura coligação" que irá governar a Alemanha, mas já transmitiu "oficialmente as saudações" à atual chanceler alemã "pela vitória eleitoral".
Um novo governo de Merkel vai reforçar "o isolamento crescente da Alemanha nessa estratégia", consideram os socialistas portugueses.
A vitória de Merkel "abre o debate sobre a integração política europeia", já que "a Europa está hoje em suspenso do resultado das eleições de um só país", sublinha João Ribeiro.
De acordo com as projeções divulgadas após o fecho das urnas, Angela Merkel deu ao partido CDU o melhor resultado desde a reunificação do país, em 1990, com 42,5% dos votos, uma subida de cerca de nove pontos percentuais relativamente à última eleição em 2009.
A CDU surge bem distante do SPD, com 25,9% dos votos.
