O PSD afirmou, esta quarta-feira, que a descida do desemprego e o crescimento do PIB comprovam que os esforços dos portugueses não têm sido "em vão". A "linha governativa de grande exigência" deve ser mantida, defendem os social-democratas.
Corpo do artigo
"São notícias de estímulo para Portugal e para os portugueses que, tão empenhadamente e com tantos sacrifícios, nos últimos dois anos, trabalharam para ultrapassar a difícil situação económica e social do país. Este esforço coletivo dos portugueses não é, pois, em vão", afirmou o vice-presidente do Partido Social Democrata (PSD), Pedro Pinto.
Em declarações à imprensa, na sede do partido, Pedro Pinto considerou que os dados divulgados, esta quarta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), vêm comprovar que a política económica seguida pelo governo é a correta e "está a dar os seus primeiros resultados".
"Altamente positivos", os dados não devem ser ignorados, afirma o vice-presidente do PSD, que defende que estes constituem uma "linha governativa de grande exigência" que deverá ser mantida, "uma vez que a crise em que encontrámos o país, em 2011, era profunda e não se resolve da noite para o dia".
"Os esforços realizados nos últimos dois anos tornam claro que é possível construir um Portugal com futuro sustentável", disse, sublinhando a necessidade de continuar os "esforços no sentido do saneamento das contas públicas, da aposta no investimento produtivo e no crescimento económico".
Dados avançados pelo INE confirmaram o recuo da taxa de desemprego para 16,4%, bem como o "aumento da produção industrial, da confiança dos produtores e consumidores e do crescimento das exportações"
Também Produto Interno Bruto (PIB) registou resultados positivos, com o crescimento de 1,1% no segundo trimestre face aos primeiros três meses do ano. Rompe-se, assim, a tendência para a queda registada desde o último trimestre de 2010, apesar dos números continuarem a cair em termos homólogos, segundo o INE.