PSD e CDS-PP já chegaram a acordo para a formação do próximo Governo. Pedro Passos Coelho foi recebido, ao início da tarde desta terça-feira, pelo presidente da República para dar conhecimento da conclusão das negociações e de que os dois partidos "dispõem de uma solução maioritária de Governo".
Corpo do artigo
A reunião entre o líder do PSD e o presidente da República durou mais de uma hora mas não é conhecido o conteúdo exacto da reunião. À saída do Palácio de Belém, Passos Coelho recusou fazer qualquer comentário. Não se sabe, inclusive, se foram já comunicados a Cavaco Silva os nomes dos ministros do futuro Governo.
Quando Passos Coelho estava a sair no Palácio de Belém, o assessor de Iprensa do PSD anunciou que o partido iria divulgar uma nota mais tarde.
De acordo com uma fonte social-democrata citada pela Agência Lusa, o líder do PSD terá comunicado ao presidente da República que o seu partido e o CDS-PP "dispõem de uma solução maioritária de Governo".
"No decorrer desta semana, os dois partidos estarão em condições de proceder à assinatura pública do acordo político de Governo e da respectiva base programática", adiantou a mesma fonte próxima do presidente do PSD.
A mesma fonte ressalvou que "as diligências visando a constituição em concreto do futuro Governo só decorrerão após a decisão do senhor presidente da República quanto à indigitação do primeiro-ministro".
O encontro entre o pesidente da República e o líder do PSD, que só foi divulgado esta manhã sem a indicação sobre quem terá tomado a iniciativa da audiência, antecedeu as reuniões de Cavaco Silva com os partidos com representação parlamentar, um passo indispensável para a indigitação do novo primeiro-ministro.