PSD vai pedir à Unidade de Apoio Técnico Orçamental da Assembleia da República para calcular o valor do défice do sector público “para que não haja surpresas no próximo Governo”.
Corpo do artigo
"O PSD irá pedir à Unidade de Apoio Técnico da Assembleia da República, que faz o acompanhamento orçamental, o cálculo real do défice do sector público administrativo do Estado para que não haja surpresas no próximo Governo no que diz respeito ao valor do défice", declarou o vice-presidente do partido, José Pedro Aguiar Branco, no intervalo de uma sessão do "Fórum Portugal de Verdade", a decorrer num hotel de Lisboa.
O dirigente social-democrata reagia aos dados apresentados pela Direcção Geral do Orçamento (DGO), que indicam um aumento de 284 por cento no défice das contas públicas no primeiro semestre deste ano.
"Estamos preocupados com estes dados", declarou, qualificando como um "aumento brutal" os números do défice divulgados.
Criada em 2006, a Unidade de Apoio Técnico Orçamental (UATO) tem por missão o acompanhamento da execução do Orçamento, a avaliação do impacto de várias medidas nas contas públicas, a preparação de documentos técnicos sobre o orçamento do Estado e os orçamentos rectificativos, que permitam leituras mais fáceis dos documentos para os deputados.