Todos os partidos da Oposição já apresentaram os respectivos questionários ao primeiro-ministro e fica evidenciado que as perguntas visam o esclarecimento sobre o nível de relacionamento de Sócrates com Rui Pedro Soares. Foram apresentadas 110 perguntas. O questionário final é aprovado amanhã, quarta-feira.
Corpo do artigo
Além disso, o modo, formal ou informal, como o chefe do Governo teve conhecimento do negócio está incluído em todos os grupos de perguntas.
De salientar que o PSD é o partido que mais perguntas apresentou, 50.
Antes do início dos trabalhos da comissão parlamentar de inquérito à actuação do Governo na compra da TVI, que tiveram início cerca das 15.30 horas, o PCP indicou que tinha um conjunto de 24 perguntas a dirigir ao primeiro-ministro, que deverá responder por escrito aos deputados.
“Em algum momento solicitou, formal ou informalmente, à PT informações sobre o negócio em preparação com a Prisa? Quando e que informações lhe foram transmitidas?”. É a primeira questão que os comunistas propõem para a discussão.
O deputado João Oliveira adiantou aos jornalistas que assim se pretende, além de “esclarecer as contradições entre as declarações públicas do primeiro-ministro e as de Mário Lino na comissão”, saber qual a relação que existe entre José Sócrates e Rui Pedro Soares, nomeadamente, “que contactos houve e de que falaram entre Abril e Junho de 2009”.
Após ter tido conhecimento dos questionários da Oposição, o PS apresentou sete perguntas, que, segundo a deputada Ana Catarina Mendes, visam responder aos objectivos da comissão. Ou seja, as perguntas socialistas são retiradas do questionário indiciário aprovado no início dos trabalhos da comissão.
No total, foram apresentadas 110 perguntas, sendo que há várias repetidas. Os coordenadores de cada partido vão ainda reunir-se hoje, terça-feira, para analisarem as perguntas e elaborarem um questionário conjunto que só será aprovado amanhã, quarta-feira, em comissão.