O presidente do Governo espanhol disse, esta sexta-feira, desejar "fervorosamente" que Portugal esteja a conseguir superar os "momentos muito difíceis" dos últimos anos, mostrando-se confiante na saída do país da crise.
Corpo do artigo
Mariano Rajoy referiu-se a Portugal na sua saudação inicial a Pedro Passos Coelho durante o encerramento, em Madrid, de uma conferência europeia, em que discursou o primeiro-ministro português.
"Passou por momentos muito difíceis. Desde logo desejo fervorosamente e estou convencido que sim, que os vai superar", disse Rajoy.
"Tem demonstrado coragem e os espanhóis, que vivemos também a nossa situação difícil, solidarizamo-nos com Portugal e os portugueses estamos convencidos que vão sair adiante", afirmou.
Mariano Rajoy falava no encerramento de uma conferência de dois dias organizada pelo Berggruen Institute on Governance (BIG) e onde os participantes, entre eles Passos Coelho, analisaram vários temas europeus.
"Estamos melhor que há um ano. Mas não devemos nem nos podemos conformar", disse para uma plateia onde se encontravam, entre outros, vários estudantes universitários.
"Temos nas nossas mãos assegurar aos jovens que nos escutam que a crise é só um parêntese numa história de crescimento e de futuro", sublinhou Rajoy, num discurso onde deu conta das "lições" aprendidas por Espanha nos últimos anos.
O chefe do Governo espanhol disse que é vital contar com a energia dos jovens para "assegurar e renovar o compromisso europeísta da maioria" e que, apesar dos falhanços dos últimos anos a solução continua a ser "mais Europa".
"Não vou cair na autocomplacência. Ainda temos muito por fazer. Mas temos que estar orgulhosos. Demonstramos a nossa solidariedade com a Europa, com o nosso compromisso europeísta" , afirmou.
"O caminho (futuro) tem que passar pela integração e união. Essa é a nossa imensa e transcendente responsabilidade. Assegurar e renovar o apego ao sentimento europeísta da maioria dos cidadãos", disse.