O secretário-geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen, reiterou hoje, sexta-feira, pouco antes do início da cimeira da Aliança Atlântica, em Lisboa, ser "realista" uma retirada das tropas estrangeiras do Afeganistão até 2014.
Corpo do artigo
Contudo, o responsável afiançou que durante a cimeira de Lisboa da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) vai ser feito o "anúncio muito importante" de que "os aliados estão dispostos a manter o seu compromisso por mais tempo, caso necessário".
"Vamos fazer um anúncio muito importante: a transição progressiva das responsabilidades para os afegãos (exército afegão) começará no início de 2011. Esperamos ver este processo progressivo terminado até ao final de 2014", disse em declarações à rádio britânica BBC.
"E creio que o calendário é realista", afirmou Anders Fogh Rasmussen, que chegou ontem, quinta-feira à capital portuguesa.
"Baseio o meu optimismo em factos e é factual que actualmente vemos progressos concretos no terreno, no Afeganistão. Enviámos mais tropas internacionais e isso teve um impacto muito claro na situação no Afeganistão", considerou.
O contingente internacional presente no Afeganistão é de 150.000 soldados mas os ataques e atentados talibãs continuam todo o país.