<p>O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, remeteu hoje, sábado, quaisquer explicações sobre a vinda dos blindados para Portugal para a Polícia de Segurança Pública.</p>
Corpo do artigo
"Todas as questões de natureza operacional ou relacionadas com material da PSP devem ser colocadas na conferência de imprensa diária que a polícia realiza", disse o ministro.
Rui Pereira falava aos jornalistas no final de um encontro que teve hoje com a sua homóloga norte-americana, Janet Napolitano.
O ministro reforçou ainda que essas questões "devem ser colocadas à PSP ou ao Governo Civil, que são as entidades que estão a tratar do assunto".
O director nacional da PSP, Oliveira Pereira, tinha garantido que, pelo menos, duas viaturas blindadas chegariam a tempo de serem utilizadas, caso necessário, na segurança da cimeira da NATO.
Segundo o caderno de encargos, as viaturas blindadas devem ser "entregues na direcção nacional da PSP no prazo de 10 dias contados da data de celebração do contrato" e, se esse prazo não for cumprido, o Governo português pode pedir uma indemnização.
Quanto à reunião que teve hoje com a secretária do Departamento da Segurança Interna dos Estados Unidos, Rui Pereira disse que analisaram questões "no âmbito da prevenção do terrorismo e luta contra a criminalidade organizada".
"O nosso ponto de vista é comum e partilhamos da opinião de que é necessária uma cooperação muito estreita entre a União Europeia e os Estados Unidos para fazer face a ameaças terroristas e à criminalidade organizada", afirmou.
No final, foi reiterada a "vontade firme de se tornar essa cooperação mais firme e profícua no futuro".
A secretária do Departamento da Segurança Interna dos Estados Unidos, Janet Napolitano, não prestou declarações.