(Em atualização) António José Seguro assumiu, este domingo à noite, a derrota nas eleições primárias para escolher o candidato socialista a primeiro-ministro e anunciou a demissão do cargo de secretário-geral. Seguro felicitou António Costa pela vitória e assumiu que a questão está encerrada: "O PS escolheu o candidato a primeiro-ministro. Está escolhido. Ponto final". "Hoje regresso à condição de militante.
Corpo do artigo
Apenas cinquenta minutos após o encerramento das urnas e já depois da candidatura de António Costa ter divulgado resultados provisórios, António José Seguro discursou na sede socialista, assumindo a derrota, felicitando o vencedor das primárias e anunciando que regressa à condição de militante.
"Cesso hoje as funções de secretário-geral do PS", declarou o líder socialista, dizendo estar "orgulhoso" pela realização das primeiras eleições primárias em Portugal. "São a melhor comemoração do 25 de abril de 1974", declarou António José Seguro.
"Uma condição que manterei após a realização do próximo congresso nacional do PS. Concluo hoje uma das fases mais estimulantes e gratificantes da minha vida política, mas o meu compromisso cívico mantem-se", disse.
O líder socialista cessante usou depois o plural para se referir à defesa de alguns princípios e valores políticos.
"Continuaremos a bater-nos por um Portugal solidário" e por princípios políticos como "a separação entre política e negócios", ou "transparência na vida pública". "Hoje, tal como ontem, acreditamos na capacidade dos portugueses", acrescentou Seguro.