O presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, deu esta quinta-feira início aos trabalhos da cimeira europeia que decorre em Bruxelas com boas-vindas aos dois "estreantes", o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho e o novo chefe de governo finlandês.
Corpo do artigo
"Dou as boas-vindas a todos a este encontro do Conselho Europeu, e em particular aos nossos dois novos colegas, Jyrki Katainen, da Finlândia, e Pedro Passos Coelho, de Portugal. Sejam bem-vindos", declarou Van Rompuy na abertura da reunião.
O presidente do Conselho disse a seguir aos líderes dos 27 que têm "trabalho importante pela frente", apontando que a agenda começa com o semestre europeu, consolidação orçamental, crescimento económico e emprego, após o que as discussões se focarão nos "problemas" actuais da Zona Euro, "para utilizar um termo suave".
Empossado na última terça-feira, Passos Coelho estreia-se esta quinta-feira em cimeiras de chefes de Estado e de Governo da UE, numa reunião, que se prolonga sexta-feira, dominada pela situação da Grécia, e na qual o primeiro-ministro português afirmará aos seus homólogos o forte compromisso do Governo português com a implementação do programa negociado pelo anterior executivo com a "troika".