Maria Inês Martins tem apenas 12 anos, mas já é uma mulher dos sete ofícios. Natural de Mogege, Vila Nova de Famalicão, a jovem premiada na iniciativa "Regresso às aulas", com o vale de compras de 500 euros da Staples, é escuteira, toca guitarra, escreve poemas, gosta de ler, adora praticar desporto e ainda lhe sobra tempo para se dedicar aos estudos e ser uma aluna de chapa "5".
Corpo do artigo
"É a segunda vez que tiro tudo 5 no terceiro período. Já no 5.º ano tirei, mas não sabia da iniciativa, senão tinha concorrido e quem sabe tinha sido escolhida", diz a estudante do 7.º ano, contando ter recebido a boa-nova do prémio pela mãe. "Como havia pessoas com mais dificuldades financeiras, até pensava que não ia ganhar. Além disso, como ia para o 7.º ano tinha dúvidas se me podia candidatar", acrescenta Maria Inês.
Na escola, além de "conhecer novos amigos", o que a aluna mais gosta de fazer "é de pensar e não de ficar amarrada aos livros", por isso elege os números. "A matemática tem sempre mais coisas novas e obriga-nos a pensar mais", explica, revelando, contudo, que no futuro gostava de ser médica ou veterinária.
"Já pensei em muitas coisas, mas veterinária porque gosto muito animais. E médica porque se vê nas notícias muitas pessoas que têm de esperar muito nos corredores dos hospitais para serem atendidas e se seguir esta profissão posso ajudar a melhorar essa situação", justifica Maria Inês, confessando ter "o sonho de entrar numa escola de música para aprender a tocar guitarra".
Para além da música, a jovem tem outros interesses, tais como o desporto. "A Inês não para, até em casa joga à bola", diz a mãe, Ana Lima, 49 anos, auxiliar de geriatria, no que a premiada corrobora: "Sim, gosto de basquetebol, andar de bicicleta e fazer caminhadas".
Sobre o prémio, é o pai José Martins, 48 anos, motorista, que se manifesta: "É uma ajuda preciosa. Além da Maria Inês, temos outra filha, a Adriana, que vai para o 9.º ano, e a esse nível os gastos são ainda superiores".