Ainda muito selvagem, enfiada entre falésias com elevado interesse geológico, a praia da Foz, no concelho de Sesimbra, possibilita aos amantes da natureza um dia único de sol e mar. O areal pequeno é mais procurado aos fins-de-semana e ao final do dia.
Corpo do artigo
Rede Natura 2000 e abrangida em parte pelo Parque Natural da Arrábida, esta praia sossegada fica a cerca de 40 quilómetros de Lisboa, numa viagem de aproximadamente 45 minutos. O acesso à zona balnear faz-se por um caminho municipal de terra batida, que é depois compensado pela beleza natural e pela tranquilidade que é possível desfrutar no areal, de cerca de 200 metros.
Encostada a uma zona rochosa plana, a praia em forma de concha tem a particularidade de estar quase sempre abrigada do vento, mesmo que fora dali esteja uma ventania daquelas que fazem voar chapéus-de-sol. Em termos geológicos, as arribas têm marcas do Miocénico e as rochas estão repletas de fósseis do período Cretácico. Durante um passeio, é possível observar também um pequeno promontório e a quase extinta Foz da Ribeira.
Abrigada da agitação marítima de Noroeste, esta praia, situada a poucos quilómetros do Cabo Espichel, dispõe ainda, na zona de banhos, de uma morfologia singular, com uma camada superficial de areia sobreposta no substrato rochoso.
Não concessionada, a praia da Foz é vigiada por nadadores-salvadores itinerantes, para assegurar o apoio aos banhistas.