Três irmãos: Epandy, 11 anos, Ekumby, 9, e Wendy, 8. Três alunos de excelência. Na família Travessa, de Seroa (Paços de Ferreira), parece não haver lugar para más notas na escola. E o bom aproveitamento escolar até garantiu a Ekumby um vale de compras de 500 euros da Staples, no âmbito da iniciativa "Regresso às Aulas", do Jornal de Notícias.
Corpo do artigo
"É importante estudar para ter um futuro melhor", diz o jovem, que quer ter uma profissão que o "faça feliz e lhe dê dinheiro". Sobre o que quer ser quando for grande, não hesita em responder "guarda-redes e mecânico".
Para já, Ekumby Travessa gosta de estudar, em especial Matemática e a Língua Portuguesa. "Gosto de fazer contas de dividir e de ler. Leio poemas, livros de aventuras e muito mais", revela o jovem, que nos tempos livres também brinca, joga à bola com o irmão e joga computador.
"Desde de pequeninos que os habituamos a ler uma historinha todas as noites, e tinham aqueles livros de atividades e de fazer contas, o que já lhes foi abrindo o apetite para começarem a gostar dos livros e estudar", explica Maria José Carneiro, a mãe, 42 anos, assistente social, sobre a apetência dos filhos para os estudos.
No que toca ao excelente desempenho escolar do filho do meio, a progenitora reconhece que "é uma característica dele". "É um dom o gosto pelos estudos. É muito raro ter de lhe dizer para estudar ou fazer os trabalhos de casa, pois ele já fazia isso por iniciativa própria", acrescenta a encarregada de educação.
Quanto ao prémio, Maria José Carneiro diz que "serve de reconhecimento para o Ekumby, e de estímulos para os irmãos". E remata: "Para nós também é bom pois vai dar-nos a possibilidade de adquirir coisas que de outra forma não conseguiríamos dar". Tal como o computador que agora vão comprar.