Se há caso em que a genética pode ajudar a explicar o porquê do sucesso escolar de um aluno, o de Marta Teixeira, 9 anos, de Canidelo (Vila Nova de Gaia) é um deles. Filha de professores - o pai de eletrotecnia e a mãe do 1.oº e 2.o ciclos (nas disciplinas de matemática e ciências) - a jovem vencedora da iniciativa "Regresso às Aulas", do Jornal de Notícias, com um vale de compras de 500 euros da Staples, herdou de ambos a aptidão para os estudos.
Corpo do artigo
"Sendo professora claro que tento incutir na Marta a importância de estudar. Nos dias que correr, para podermos ser alguém e singrar no nosso país, quanto mais estudos tivermos, melhor. E tentamos passar isso à Marta e ao irmão", refere Cláudia Tavares, a mãe, 35 anos, desempregada, tal como o marido Cícero Lima, 41 anos, avançando sobre as capacidades da filha: "Com pouco mais de três anos começou a ler sozinha, a ler livros e a pesquisar coisas no computador. É uma coisa inata. Veio dela o gosto por aprender. Está constantemente a fazer perguntas".
"Gosto da escola e muito de aprender. Gosto de ter boas notas para conhecer mais coisas no próximo ano. Estou ansiosa pelo novo ano para ver se passo, para ter mais matéria", frisa a premiada, revelando estar em pulgas pelo início do ano letivo.
Enquanto não começa a escola, a jovem vai dando uma vista de olhos aos novos manuais. "Sempre que vou buscar os livros fico ansiosa para os ler para ver o que vou aprender e estou também ansiosa para ver o que vou ter nas atividades extra-curriculares", conta Marta, fã de Matemática e de Estudo do Meio, que adora desenhar e que quando for grande quer ser enfermeira.
Para já, e no que ao prémio diz respeito, a jovem quer adquirir uma secretária para estudar no quarto, um computador, uma mochila da "Violetta" e um estojo".