Ainda não sabe o que quer ser quando for grande, mas Alberto Almeida, 11 anos, do Marco de Canaveses, já tem noção do quanto a formação é importante. "Estudar é uma preparação para o futuro. Já começo a pensar no que quero ser e na importância que as boas notas podem ter", diz o estudante, um dos 10 premiados da iniciativa Regresso às Aulas, do Jornal de Notícias, com vale de compras de 500 euros da Staples.
Corpo do artigo
"Gosto muito de matemática, faço bem contas de cabeça, mas ainda não pensei muito no que quero ser. Concentro-me em ter boas notas", acrescenta o aluno, que até nos tempos livres se dedica aos estudos. Brincar ao ar livre, estar com família, jogar computador e futebol são algumas das coisas que Alberto mais gosta de fazer. "Jogo futebol no recreio, a atacante ou guarda-redes, sou bom nas duas posições", conta ao JN.
E no que toca à família, não é só Alberto a dar cartas na escola. A irmã Ana Rita, 7 anos, também é ótima aluna. "É muito bom ter dois filhos com excelente prestação escolar", diz Celeste Pinto, a mãe, 42 anos, desempregada.
Quando teve conhecimento da iniciativa do JN, esta encarregada de educação não hesitou em enviar a candidatura dos dois filhos. "Achei que estava enquadrada. Como são bons alunos e estou desempregada e o meu marido também estava, mas felizmente agora já não está, seria uma mais-valia para nós", explica a progenitora, completando: "Vai ser muito bom este prémio. Fazia um esforço para lhes dar tudo o que precisassem e este ano vai custar menos".
Celeste Pinto anota que a iniciativa "é uma ajuda e um incentivo" para os filhos "continuarem a estudar e mostrarem o que valem e para se empenharem a ter bons resultados". "É importante para eles, um dia, terem um futuro diferente do da mãe", finaliza.