Quem pensa que os bons alunos têm de ser crianças certinhas está muito enganado. E Ricardo Ribeiro, 7 anos, de Lordelo (Paredes) é um exemplo de que os mais "reguilas" podem ter excelentes notas e até ganhar prémios de mérito, tais como a iniciativa "Regresso às Aulas", do Jornal de Notícias. "Nas aulas pertenço ao grupo dos que se portam assim-assim. Às vezes a professora diz para não falar para o lado", reconhece o jovem, cujo sucesso resulta de muita aplicação.
Corpo do artigo
"Estudo muito para ter boas notas. Não é preciso mandar-me estudar", anota Ricardo, acrescentando: "Gostei de estudar e brincar com a minha professora, ir fazer contas ao quadro e estudar com os meus amigos todos". Como disciplinas favoritas, o aluno de Lordelo elege Estudo do Meio e Língua Portuguesa. Mas para além de estudar, também gosta de "brincar com os amigos".
Quanto à profissão que quer ter no futuro, atira pronto: "Bombeiro, como o tio". E na ponta da língua, sabe explicar o que faz um soldado da paz: "Um bombeiro salva as pessoas, apaga incêndios e ajuda o INEM".
Enquanto ainda está a aprender a ser grande, Ricardo pensa apenas no que vai adquirir com o vale de 500 euros da Staples. "Quero material, um computador e uma impressora", diz ao JN.
A mãe, Mónica Ferreira, 30 anos, operadora indiferenciada no IKEA, valida as escolhas do filho. "Já tenho a lista feita: material escolar e novas tecnologias para ele continuar a evoluir. O computador e muito material", refere a encarregada de educação, mostrando-se grata pela iniciativa. "Um prémio destes sabe sempre bem, é dinheiro que não investimos. No ano passado gastei 100 euros, entre material e livros, embora ele tenha escalão. Para um rendimento de 500 euros, como é o meu, se tirar 100 faz muita diferença", remata.