Os 12 anos de Ana Rita Pinto, de Canelas (Vila Nova de Gaia) não deixam adivinhar que se está perante uma jovem muito decidida e com projetos bem definidos sobre o que quer fazer na vida. "Gosto muito de estudar, foi sempre um caminho para o futuro e quero continuar a ser inteligente", diz, com determinação, a vencedora de um dos 10 vales de compras de 500 euros da Staples da iniciativa "Regresso às Aulas", promovida pelo Jornal de Notícias.
Corpo do artigo
Embora a matemática seja a disciplina preferida, quando crescer, a jovem quer ser "médica cardiologista", e a jovem explica: "Sempre achei que era um emprego que tem saída". Por isso, e também por ter o exemplo do irmão João Pedro (está a terminar a licenciatura em Engenharia Mecânica), diz que não é cedo para se preocupar com médias. "Se não estudar, não consigo ter no 12.o ano as notas que quero para entrar na faculdade. Quero ir-me habituando para quando entrar no 10.o ano conseguir ter médias altas", anota Ana Rita, que nunca pensou ser uma das escolhidas. Com o prémio, vai adquirir um computador e material escolar necessários para continuar a ter sucesso na escola.
Apesar de manter o foco nos estudos, Ana Rita também se sabe divertir nos tempos livres. "Gosto de jogar à bola, andar de bicicleta e de skate. Já joguei num clube, o Ilha, e foi uma experiência muito divertida e da qual gostei", conta a estudante de Canelas.
Por seu lado, a mãe Anabela Soares, 49 anos, desempregada, enaltece a iniciativa do JN e Staples. "É muito boa, pois os miúdos ficam incentivados. Só espero que muitos também venham a tirar proveito dela", diz a progenitora, contando que nunca precisou de mandar os filhos estudar: "Nunca tive essa preocupação. Por eles sabem que têm esse dever. São bons alunos, estudam, mas nada de extraordinário".