Corpo do artigo
Embora não consiga apontar o que mais gostou de aprender no 1.o Ano, Tânia Neves, 7 anos, de Sobrado (Valongo) elege a Língua Portuguesa como a disciplina que mais interesse lhe despertou, pois gosta "de ler histórias".
"Gosto de ir à escola, de estudar e de brincar. E também de correr no recreio", conta a jovem aluna, uma das premiadas com um vale de compras de 500 euros da Staples, no âmbito da iniciativa "Regresso às Aulas", do Jornal de Notícias.
Na família Neves a aptidão para os estudos já é uma tradição. A irmã Telma, que vai para o 5.o Ano, é igualmente uma excelente aluna e também foi uma das candidatas. Por isso, não é de estranhar que o prémio seja dividido pelas duas. E o principal destino será a aquisição de material escolar, ou não fosse a mãe, Maria José Neves, 44 anos, professora de físico-química.
"Como docente vejo as dificuldades dos pais, que querem o melhor para os filhos, mas não conseguem dar, pois não há ajudas, nem benefícios nenhuns. Não havendo um ordenado ao final do mês é muito complicado conseguir dar o essencial. Por isso, este prémio vai ser muito bom para adquirir os livros de fichas, gramáticas e dicionários que são necessários para um bom aluno, pois vai facilitar o estudo", refere a professora, que está desempregada há sete anos.
Já Tânia quer comprar um tablet com parte dos 500 euros. E explica porquê: "Adoro de mexer nas novas tecnologias, gosto de jogar e de fazer outras coisas". Nos tempos livre a jovem tem outras atividades, como brincar com os animais que tem lá em casa.
A paixão pelos bichos é tal, que a estudante de Sobrado quer ser veterinária, para "cuidar dos animais se ficarem doentes". Em casa Tânia Neves tem um "mini Zoo", com "gatos, cadelas, cães, passarinhos e peixes".